Segurança Out Door:


QUINTA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2010
Planeta Off Road - Vai Virar !
Se você é um off roader experiente, provavelmente já passou por essa situação, e se você é iniciante, com certeza ainda vai passar.












QUINTA-FEIRA, 10 DE JUNHO DE 2010

Planeta Off Road - Olha o Cinto !!
Baseado na lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, que em seu artigo 65 diz: “É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”, podemos afirmar que a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança não é novidade. Então, por que, mesmo já tendo ouvido alguns relatos de off roaders experientes que se machucaram feio ou até mesmo morreram em acidentes em trilhas por não estarem usando o cinto, ainda vemos tantos amigos e colegas em seus jipes fazendo trilha sem o cinto de segurança ?


QUARTA-FEIRA, 18 DE AGOSTO DE 2010
Planeta Off Road - Vai uma cervejinha aí ?
Muitos discordam, e acham que não tem problema nenhum, mas, beber e dirigir, não é só contra a lei; é uma irresponsabilidade tremenda!


QUARTA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO DE 2010
Planeta Off Road - Arrojado ou Negligente ?
O arrojo !! Já vi muitos casos de gente que se viu em situações complicadas (e até constrangedoras) por causa dele: Agora eu pergunto: que tipo de off roader é você ?


QUARTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO DE 2011
Planeta Off Road - Queimou !!
Não há duvida que mesmo tomando todos os cuidados, acidentes podem acontecer. Então, a partir dessa edição, tentaremos, em uma serie de artigos, dar algumas dicas importantes do que fazer e o que não fazer em caso de acidentes específicos.
Durante reparos, uma olhadinha pra verificar os níveis de água e óleo, ou mesmo exposto ao sol, não é difícil ou raro de acontecerem, e as queimaduras são um risco direto a quem esta exposto nas trilhas que não pode ser negligenciado.


TERÇA-FEIRA, 24 DE MAIO DE 2011
Planeta Off-Road - Tá Sangrando !!
Durante reparos, colocando a mão perto da hélice da ventoinha, chicoteado pelo cabo do guincho ou mesmo esquecendo as luvas ao manuseá-lo, em algum acidente com facão ou ferramenta, cortes e traumas podem gerar hemorragias que devem ser tratadas prontamente.


SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2011
Planeta Off Road - O Bicho Pegou !!
Abrindo um aborto, ancorando o guincho, reconhecendo um obstáculo, ou mesmo encostando em uma arvore só pra descansar, animais venenosos estão por toda parte, em especial na prática off Road / Out Door, onde estamos em contato direto com a natureza!



SEGUNDA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO DE 2011
Planeta Off Road - Ihh.. engasguei!!
De repente deu uma fome .. ai paramos pra fazer um churrasco no meio da trilha, ou então nos seguramos com um lanche ou aquele amendoinzinho miserável que insiste em descer pelo lugar errado! Independente do que seja, alguns pequenos cuidados podem evitar um engasgo no meio do mato! 




QUINTA-FEIRA, 22 DE DEZEMBRO DE 2011

Planeta Off Road - Putz.. Não tô legal !!!

Quem já não voltou de uma trilha e teve uma “noite de rei” ? Ai, vem aquela desculpa: “foi a azeitona da empada que não me caiu bem”. Independente de qual tenha sido a azeitona que causou o problema, Intoxicações podem acontecer de diversas maneiras, e é relativamente fácil de evita-las. Basta tomar alguns cuidados simples.

TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012


Planeta Off Road - Tá tremendo tudo!

Quadros convulsivos não são tão comuns, e por isso pouca gente sabe lidar com eles. Se um de seus colegas de trilha sair tremendo muito de um jipe lembre-se pode não sei só a “tremedeira de Toyota”!!









QUINTA-FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2012


Planeta Off Road - Me Quebrei!

Para alguns, trauma é  pegar o vizinho manobrando seu jipe! Pra outros, é um amassado na lataria ou um grande vazamento de óleo! Mas e se a lataria for seu corpo e o vazamento não for bem de “óleo”?











QUINTA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2012


Planeta Off Road - O que eu faço agora ?

Antes de sair pra uma trilha seguimos uma rotina básica que inclui abastecer o jipe, verificar os equipamentos, conferir o rango e dar as orientações ao Zequinha. Esse “passo a passo” do pré-trilha é importante pra não se estressar durante o passeio sem combustível, sem comida, sem água, sem uma cinta ou manilha, etc.! Mas quando alguma coisa dá errada, como agir? O que fazer primeiro?








QUARTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2012

Planeta Off Road - Jipeirinho a Bordo!
É, a vida é assim. Todos têm seus pequenos brinquedos. Alguns maiores, outros menores. Ai vem aquela namorada linda que curte os 4x4 tanto quanto nós! Ai você casa, tem filhos e ... Bom, para os que conseguem se manter com o jipe, vem a pergunta: bora pra trilha com o pequeno?


TERÇA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO DE 2012


Planeta Off Road: Prevenir é melhor que Remediar.

Minha avó já dizia, minha mãe copiava. Ditado popular tão simples e antigo, bem fácil de ser lembrado e, as vezes, difícil de ser seguido. Será que é por isso que continuam acontecendo acidentes “bizarros” que poderiam ter sido tão facilmente evitados ?