quinta-feira, 18 de março de 2010

Planeta Off Road - Vai Virar !

Se você é um off roader experiente, provavelmente já passou por essa situação, e se você é iniciante, com certeza ainda vai passar.


Vai virar !

Muito comum na prática off Road, o “vai virar !!” pode se tornar um pesadelo na trilha se não forem tomados alguns cuidados básicos.

O excesso de confiança:
Não importa o quão forte e preparado seu 4x4 possa ser ou parecer, negligenciar a inclinação ou o obstáculo pode ser uma causa de tombamento.
Alguns não ligam para amassados no jipe, mas esquecem que braço quebrado dói e que um simples tombo, pode causar lesões sérias. Por isso, antes de encarar o desafio, desça do carro, avalie o obstáculo, peça ajuda de um Zequinha ou piloto mais experiente e vença o obstáculo com segurança. Se achar que não vai dar, desvie do buraco.

A inexperiência:
Pisar no freio, reflexo comum em uma situação de stress ao volante pode acelerar o processo de tombamento do jipe. Se você esta numa descida inclinada e pisa no freio com força, a aderência nos pneus pode, por inércia, fazer com que a carroceria “ultrapasse” o centro de gravidade e conclua o tombamento. Nesses casos, o melhor é soltar o carro (pisando na embreagem, por exemplo), ou mesmo acelerar, virando o volante para o mesmo lado da inclinação, tentando corrigir o alinhamento do carro.


O uso de equipamentos de segurança:
Se o tombo é inevitável, usar o cinto (piloto e passageiros), manter os braços pra dentro do carro, manter tudo amarrado dentro do jipe (ferramentas, cintas, manilhas, etc.) e equipar o carro com uma gaiola de proteção, pode ajudar bastante a evitar que um tombo vire um pesadelo na trilha.

Mantenha tudo sempre amarrado dentro do jipe.


O Posicionamento:
Se você percebeu que vai mesmo tombar, então que o prejuízo seja apenas material. Para se proteger dentro do carro, alem do uso dos equipamentos de segurança já mencionados, uma posição de segurança pode ser adotada. Esta posição consiste em colocar as mãos para baixo do volante (se o vidro quebrar, ele não vai atingir suas mãos diretamente) e encostar-se no banco do carro com firmeza, incluindo a cabeça no encosto, e os pés no assoalho (o que vai diminuir o risco de solavancos lesarem sua coluna, por exemplo).
Jamais faça uma trilha sem usar o cinto de segurança e, em caso de tombamento, nunca se segure na gaiola, teto do veiculo, portas ou coloque as mãos ou qualquer parte do corpo pra fora do carro. Se vc não tem onde se segurar dentro do carro, cruze os braços diante do peito e espere o carro parar completamente.








Saindo do carro:
Depois de certificar-se que estão todos bem e que o carro esta seguro (não vai rolar em cima de você depois que estiver fora dele) saia do carro pela janela ou porta que estiver acessível. Lembre-se que a porta de alguns carros é pesada, então cuidado para não prender as mãos ou bater com alguma parte do corpo nela, ou ainda solta-la em cima de algum ocupante.
Se o carro estiver de cabeça pra baixo, abrir uma porta ou quebrar um vidro pode ser uma má idéia, já que, fechados, eles ajudam a manter a estrutura do carro e proteger o habitáculo do veiculo. Então, sair por trás ou por alguma abertura do carro que não esteja diretamente apoiada no chão pode ser uma melhor opção.
Você nunca faz trilha sozinho, certo ? Então no caso de um tombamento, é importante que seus colegas de trilha fiquem a postos com extintores, pro caso de um principio de incêndio devido a algum vazamento de fluido ou combustível e que não se coloquem em risco ao tentar ajudar. O desespero pode ser seu pior inimigo numa hora dessas.


Falta de gaiola de proteção

Destombando:
Antes de desvirar, é bom garantir que o carro esteja engatado e com o freio de estacionamento acionado (você não vai querer que o carro saia andando morro abaixo sem você, certo ?). Depois de desvirar o carro, antes de ligá-lo, verifique os níveis de todos os fluidos do motor (água, freios e principalmente óleo do motor) assim como vazamentos de combustível (que podem causar incêndios no carro ou na trilha). Não é incomum o óleo do motor passar para dentro da câmara de combustão quando o motor  fica de cabeça pra baixo, o que pode causar um calço hidráulico. Retirar as velas e girar o motor antes de ligar pode evitar isso.

Se você estiver machucado:
Lesões em braços, pernas, mãos e pés  – se tratando de escoriações, lavar com água limpa e comprimir em caso de sangramento ajuda a evitar maiores complicações até a chegada a um hospital.
Em caso de fraturas e/ou luxações, imobilizar o membro na posição em que está é o melhor a fazer. Ficar mobilizando um membro, se você não sabe o que esta fazendo, pode agravar a lesão e provocar sangramentos internos, o que pode tornar grave o quadro geral do ferido.

Nunca segure-se na gaiola, capota ou portas durante um capotamento. (Lesão por esmagamento)



Fratura de Umero por colocar o braço pra fora durante o capotamento.

Lesões na cabeça e pescoço – em se tratando dessas partes nobres do corpo o melhor é dirigir-se logo para o hospital ou centro medico mais próximo. Como sabemos que isso nem sempre é possível, marcar um ponto de encontro com o pessoal do corpo de bombeiros (tel: 193) ajuda bastante a acelerar o socorro. Nunca negligencie uma lesão na cabeça ou pescoço, por menor que ela pareça. Não é incomum pequenas lesões evoluírem lentamente (pode levar até 3 meses para gerar algum sintoma) causando confusão, desorientação e sonolência, chegando a  perda de consciência e morte.

Fratura de cervical gerando tetraplegia devido a capotamento sem Cinto de segurança

Lesões no tronco – falta de ar depois de uma pancada ou dores abdominais podem indicar lesões internas. Neste caso, evitar se mover é a melhor opção. Como o socorro nem sempre chega aonde os jipes vão, remover a vitima com muita calma e sem movimentá-la muito é a melhor opção. Vale ai a premissa de ligar para os bombeiros e marcar de levar a vitima até a saída da trilha, onde a viatura consegue chegar ou, dependendo da gravidade e da distancia, solicitar apoio aéreo.
A base de qualquer socorro é a de não gerar novas vitimas, o que iria piorar ainda mais a situação. Se algum dia um acidente como esse acontecer em seu grupo, mantenha a calma, defina uma liderança (muito cacique nessa hora atrapalha bastante) e siga esses passos simples, assim você pode garantir a trilha da próxima semana.

Lembre-se: Segurança em Primeiro Lugar.

Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) – Safety Management
Coordenador da Equipe de Segurança PSOR / FDA / UNRoC
www.psor.com.br / www.fimdoasfalto.com.br / www.unroc.com.br


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Um comentário:

  1. É muito importante que as pessoas não se arrisquem sem antes ter todas as informações sobre prevenção de acidentes.
    Parabéns! O site elucida algumas coisas para os aventureiros seguirem com mais segurança.
    Espero que mais matérias como esta sejam publicadas novamente! Não só na "OFF ROAD" ou no site, mas em outros veículos de comunicação também!

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