segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Planeta Off Road - O Bicho Pegou !!

Abrindo um aborto, ancorando o guincho, reconhecendo um obstáculo, ou mesmo encostando em uma arvore só pra descansar, animais venenosos estão por toda parte, em especial na prática off Road / Out Door, onde estamos em contato direto com a natureza!

O bicho pegou !!


Acidentes por animais peçonhentos são aqueles provocados por picadas ou mordeduras de animais dotados de glândulas secretoras e/ou aparelhos inoculadores de veneno.


A característica principal é que a ação do veneno pode provocar as reações como necrose tecidual (morte do tecido lesado), intoxicação do sistema nervoso (causando, por exemplo, queda palpebral, formigamento, alterações de consciência e perturbações visuais), destruição das hemáceas no sangue e deficiência na coagulação sangüínea.

Os sinais de um acidente com animal peçonhento são caracterizados por pequena mordida na pele, que pode parecer um ponto pequeno e descolorido, dor e inchaço, de desenvolvimento lento, na área da mordida, pulso rápido e respiração dificultada, fraqueza, problemas visuais, náusea e vômitos.

Normalmente, o gânglio seguinte ao local da mordedura (virilha no caso de pernas, e axila no caso de braços) ficam muito doloridos e a dor aumenta conforme passa o tempo.

Como prevenir?
Usar botas evita até 80% dos acidentes (estatisticamente a maioria das mordeduras são do joelho para baixo). Proteger as mãos também minimiza bastante o risco. Não enfiar as mãos em tocas, cupinzeiros, ocos de troncos etc. alem de observar os locais onde se pisa ou se coloca as mãos.


Conservar o meio ambiente é o principal meio de evitar acidentes. Desmatamentos e queimadas devem ser evitados pois, além de destruir a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais que se refugiam em celeiros ou mesmo dentro de casas. Também não se deve matar esses animais, pois estes contribuem com o equilíbrio ecológico.

Evitar ruídos exagerados e lixo jogado nas trilhas é de grande importância, pois este atrai animais. A invasão dos espaços e “territórios” pode também provocar o instinto de proteção e ataques, seja de animais peçonhentos ou outros como macacos, e aves.

O que fazer em caso de mordedura ou contato com animais peçonhentos ?
- Deitar a vitima e evitar ao máximo que esta se movimente para não alastrar o veneno pelo corpo.
- Localizar a marca da mordedura, limpar o local com água e sabão e cobrir com um pano limpo.
- Remover anéis, pulseiras e qualquer coisa que possa garrotear, em caso de inchaço do membro afetado.
- Manter a lesão abaixo do nível do coração, atrasando a absorção e a circulação do veneno.
- Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o soro anti-ofídico.
- Se possível, e somente se isso não gerar risco, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico.
- No caso de transporte com carros ou motos, como a maioria das mordeduras é na região das pernas, o ideal é levar a vitima sentada. Em caso de mordedura nos braços, o ideal é deitar a vitima e manter o membro mordido pendente e para baixo.



O que NUNCA fazer!
- Não fazer torniquete, impedindo a circulação do sangue: isso pode causar gangrena ou necrose local, agravando muito o quadro geral, alem de concentrar o veneno em um ponto específico e causar danos sistêmicos graves no momento em que se solta o torniquete.
- Não cortar o local da ferida, para fazer “sangria”, tentar “chupar” o veneno ou ainda aplicar folhas, pó de café, terra, pomada, ou qualquer outra “receita popular”.
- Não colocar-se em risco ou perder tempo tentando capturar ou identificar o animal.

Importante lembrar que ao adentrar em uma trilha ou mata, nós é que estamos invadindo a casa deles e não o contrario, por isso, as palavras que descrevem bem esse artigo são CUIDADO e RESPEITO!
Respeitar o meio ambiente e fazer nossas trilhas sem destruí-las é o melhor meio de evitar acidentes. Um animal dificilmente ataca sem motivo. Por isso, evitar entrar em mata fechada e não colocar as mãos em troncos ou pedras ajuda bastante a evitar contato. Nunca deixe lixo e restos de alimentos na trilha e jamais tente se aproximar de um animal, mesmo que ele pareça inofensivo. Caso o encontro seja inevitável ou ocorra sem querer, deixe o local sem grandes alardes para não espantar ou provocar no animal o instinto de defesa ou ataque. E procure verificar o interior do carro sempre que passar por um local de mata mais fechada para ver se aranhas ou outros animais que por ventura estavam nas folhagens caíram dentro do carro.
Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.
Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!


Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) – Safety Management
Coordenador da Equipe de Segurança PSOR / FDA / UNRoC


Assine a Revista clicando AQUI
www.planetaoffroad.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário