quinta-feira, 10 de junho de 2010

Planeta Off Road - Olha o Cinto !!


Baseado na lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, que em seu artigo 65 diz:  É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, podemos afirmar que a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança não é novidade. Então, por que, mesmo já tendo ouvido alguns relatos de off roaders experientes que se machucaram feio ou até mesmo morreram em acidentes em trilhas por não estarem usando o cinto, ainda vemos tantos amigos e colegas em seus jipes fazendo trilha sem o cinto de segurança ?

Olha o cinto !!

Negligenciar a segurança ou mesmo achar que acidentes só acontecem com os outros pode ser um bom jeito de ir parar num hospital ou ter sua vida prejudicada pra sempre por um simples ato falho: Não usar o cinto de segurança.

Em caso de capotamento, não usar esse equipamento pode causar ejeção (você ou os passageiros do seu jipe podem ser jogados pra fora) o que, estatisticamente, aumenta o risco de morte em 600%. Se apenas um ocupante do veiculo estiver solto, em um capotamento ou colisão, este pode ser arremessado contra os outros ocupantes, causando lesões graves mesmo nos que estão usando o cinto.
Muitas campanhas alertam para o uso do cinto, e a conscientização depende de cada um. Aos que não usam o cinto, espero que seus colegas de trilha tenham pleno conhecimento de primeiros socorros e que seu anjo da guarda não reclame de fazer hora extra. Aos que já usam o cinto, atenção a algumas dicas interessantes sobre o uso correto e a instalação.
Usar o cinto frouxo ou mal posicionado:
Vendidas em faróis, feiras livres, ou mesmo feito em casa, aqueles grampos que travam o retorno do cinto podem deixar muita gente mais confortável. Mas deixar o cinto frouxo pode ser uma péssima idéia, já que a inércia do movimento em caso de colisão ou capotamento vai fazer com que você se choque com o cinto provocando lesões.
Mais do que isso, não “vestir” o cinto de forma apropriada pode provocar lesões internas em caso de acidente. Em nossa cintura, lateralmente, temos ossos (chamados de ilíacos) onde existe uma área (Antero-superiormente) denominada de crista ilíaca. Juntos e ligados pelo osso sacro, forma-se a Pelve, conhecida carinhosamente por “bacia”. Colocar o cinto na barriga, ao invés de nesses ossos, pode causar lesão abdominal por esmagamento (se você não empurra o jipe pela capota, por que vai se amarrar no jipe pela sua barriga ao invés de usar esses ossos?).

Falhas na instalação ou manutenção:
Não seguir o manual de instalação, desrespeitar os ângulos de fixação, ou mesmo não observar o estado geral e a qualidade de travas e pontos de apoio dos cintos pode causar a completa inutilização desse equipamento.
Se os pontos onde o cinto é fixo estão enferrujados, sem o devido reforço (acreditem, eu já vi cintos presos com arame ou simplesmente amarrados no banco), com um ângulo acima dos 50º, eles podem ser arrancados em caso de acidente. Inspecionar o estado da fita do cinto em busca de fissuras e mofo (sim, a umidade e a lama das trilhas pode “apodrecer” a fita alem de enferrujar os suportes) é um jeito de se certificar que o cinto vai funcionar na hora que você precisar. Verifique e lubrifique também as travas do cinto. Assim você garante que não vai ficar preso no carro ou que a trava vai prender “aberta”, inutilizando a função do seu cinto.

Quando você atola, vc não quer que seu guincho falhe. Quando você acelera, espera-se que o motor responda. Quando você entra na água com o jipe, o snorkel e os respiros elevados garantem que vc vai sair numa boa. Essas são situações comuns, fáceis de lembrar, já que as enfrentamos varias vezes, até na mesma trilha. Espero que um acidente nunca faça parte do seu curriculum, mas, se acontecer garanta que seu cinto esteja em ordem e que você o esteja usando da forma correta.

Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!




Assine a Revista clicando AQUI





Nenhum comentário:

Postar um comentário