quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ILCOR Divulga novas diretrizes para RCP




Nessa segunda-feira, 18, foram publicadas as novas diretrizes de RCP (Ressucitação Cardiopulmonar) estabelecidas segundo consenso do ILCOR (Aliança Internacional dos Comitês de Ressussitação), entidade que congrega as principais organizações da área no mundo. Publicadas pela AHA (American Heart Association) e pelo ECR (Conselho Europeu de Ressuscitação) as diretrizes, por enquanto, estão disponíveis apenas em inglês. No Brasil, a publicação ocorrerá até novembro, pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia).

A principal ênfase das novas orientações está na compressão torácica. Desde 1996, profissionais eram orientados a seguir o ABC da ressuscitação, prevendo o uso de insuflações como primeira ação. Agora, as diretrizes recomendam que a ordem do socorro atenda à sigla CAB, que significa, em inglês: compressão, vias aéreas e respiração. É recomendado que, diante de uma pessoa inconsciente e que não respira, o leigo peça a alguém para telefonar para o 192 e inicie imediatamente a compressão do peito, isso é, a massagem cardíaca.

Durante a conferência do conselho do ILCOR, realizada em fevereiro nos Estados Unidos, foram debatidas as mudanças baseadas em evidências científicas para atualização das diretrizes. Ao alcançar um acordo sobre as declarações da ciência, o ILCOR formulou diretrizes que orientam as condutas em Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida em atendimento à PCR (parada cardiorespiratória).

Em entrevista dada à Revista Emergência na edição 23, Sergio Timerman, doutor em Cardiologia, membro do ILCOR e da AHA, ressaltou a importância das recomendações que confirmam a segurança e a efetividade das abordagens atuais, reconhecem outras abordagens como ineficientes e apresentam novos tratamentos resultantes da avaliação baseada em evidências. Também lembrou que os cientistas do ILCOR e organizações-membro consideram que as novas recomendações sejam mais eficientes e as intervenções mais fáceis de serem aprendidas do que o baseado no conhecimento atual, pesquisas e experiências.


O consenso e as diretrizes da AHA e ECR podem ser visualizadas no site do ILCOR:http://www.ilcor.org/en/news/news-archive/new-guidelines-2010-now-available

 _______________________________________________


Ainda estou atrás de informações mais precisas sobre o assunto.
A principio, o que posso dizer é que até o ultimo curso do PSOR, a ordem, que era de Ventilar antes de iniciar as compressões, foi alterada.
A partir da publicação que ocorrerá no Brasil até dezembro, após a verificação de parada cardio respiratória (através do V.O.S.) nao mais se aplica as duas ventilações de emergência, priorizando-se iniciar diretamente as 30 compressões.
A principio, após as 30 compressões, parte-se para as duas ventilações.
Essas recomendações são só para RCP, ou seja, para casos de TRAUMA continuam valendo as sequencias ABCDE.
Assim que eu conseguir mais informações a respeito eu posto por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário