quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Planeta Off Road - Queimou !!

Não há duvida que mesmo tomando todos os cuidados, acidentes podem acontecer. Então, a partir dessa edição, tentaremos, em uma serie de artigos, dar algumas dicas importantes do que fazer e o que não fazer em caso de acidentes específicos.
Durante reparos, uma olhadinha pra verificar os níveis de água e óleo, ou mesmo exposto ao sol, não é difícil ou raro de acontecerem, e as queimaduras são um risco direto a quem esta exposto nas trilhas que não pode ser negligenciado.


Queimou !!

Queimadura é a lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo, podendo destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos.


Na prática Off Road, queimaduras podem ser causadas por Agentes Térmicos, definidos pelos objetos ou substancias quentes como escapamentos, motor, rodas (o uso do freio costuma deixar o miolo de roda bem quente) e/ou através do fogo daquele churrasco no meio o fim da trilha. Podem ser também causadas por agentes elétricos, como um curto na bateria ou guincho, ou agentes Radiantes que é a exposição prolongada ao sol. Alguns agentes químicos tambem estão presentes e podem causar queimaduras, como os liquidos de bateria e combustiveis, alem dos agentes biológicos como insetos (lagartas) e plantas (urtiga).


Classificadas quanto à profundidade temos as queimaduras de 1º grau (atinge camada superficial da pele) apresentando vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local com dor presente. As de 2º grau atingem a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada. Já as de 3º grau atingem todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre carbonização. A dor é ausente no local da carbonização, mas é intensa nas extremidades da lesão, que mantém lesões de 2º e 1º grau.


Como previnir ?
Cuidados simples como verificar a temperatura da roda antes de desligar uma roda livre (a panela de freio esquenta e transmite o calor pra ponta do eixo, aquecendo a roda livre), não abrir os reservatórios pressurizados (radiador, por exemplo) ficar longe de grandes vazamentos (se alguma mangueira furar ou escapar e começar a vazar, é mais prudente esperar o vazamento cessar antes de colocar a mão pra tentar segurar), não ficar próximo a bateria do jipe quando esta estiver sendo muito exigida, como no caso de uso excessivo do guincho (sim, a bateria esquenta e em casos extremos pode explodir lançando ácidos no entorno) e tomar cuidado com o contato com combustíveis e ácidos, além de se prevenir com o uso de protetor solar, chapéus e roupas claras, que não concentram calor do sol. Cuidados especiais com o uso de álcool ou qualquer outro combustível para acender churrasqueiras, por exemplo. E com a exposição dessas substancias ao sol.





O que fazer em caso de queimadura ?
- Esfrie a área queimada com água fria (nunca use gelo, pois esse poderá agravar a queimadura).

- Cubra a área com um pano limpo. Em caso de bolhas ou queimaduras mais graves, o uso de algum plástico limpo é mais conveniente por ter menor risco de aderir a pele queimada.
- Remova anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, sempre que possível e antes que o local fique inchado. Nunca tente remover objetos ou roupas grudados nas lesões da queimadura.


Em caso de Queimaduras químicas:

- Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.
- Remova: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, com cuidado para evitar espalhar a substancia para outras áreas do corpo.
- Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto.
- No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente por 15 minutos ou até ajuda médica, atentando para lavar de modo a não espalhar a substancia para áreas não afetadas.



Cuidados gerais:
- Nunca aplique pasta de dentes, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente ou receita popular sobre a área queimada.
- Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto.

- Não estoure bolhas.
- Em caso de fogo nas roupas, não corra, deite-se no chão e role para abafar o fogo. Se você esta vendo alguém nessa situação, tente cobri-lo com algo que abafe o fogo como uma blusa, camisa, toalha ou o que tiver a mão.


- Não use nada aderente para cobrir uma queimadura
- Queimaduras de grande extensão causam desidratação grave e perda do controle térmico do corpo, podendo, em casos mais graves, causar a morte da vitima por desidratação e hipotermia.
- Queimaduras próximas ao rosto podem causar lesões inalatórias, causando fechamento e obstrução das vias aéreas, com consequente parada respiratória e morte.
- Nunca negligencie uma queimadura, por mais simples que ela possa parecer, especialmente as causadas por agentes químicos e biológicos que podem causar alterações secundarias como alergias.

Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.

Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!


Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) – Safety Management
Coordenador da Equipe de Segurança PSOR / FDA / UNRoC




Assine a Revista clicando AQUI

www.planetaoffroad.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário