terça-feira, 24 de maio de 2011

Planeta Off-Road - Tá Sangrando !!

Durante reparos, colocando a mão perto da hélice da ventoinha, chicoteado pelo cabo do guincho ou mesmo esquecendo as luvas ao manuseá-lo, em algum acidente com facão ou ferramenta, cortes e traumas podem gerar hemorragias que devem ser tratadas prontamente.

Tá sangrando !!

Hemorragia é a perda súbita de sangue, originária do rompimento de um ou mais vasos. Pode ser classificada em Externa (está na superfície e pode ser visível), Interna (não pode ser visível, como por exemplo, no abdome, tórax, entre outros, podendo exteriorizar-se pelos orifícios naturais do organismo como boca, nariz, ouvido etc.), Venosa (saindo de uma veia, é uniforme e de cor escura), Arterial (jorrando de uma artéria, é vermelho vivo, em jatos, pulsando em sincronia com as batidas do coração. A perda de sangue é rápida e abundante), Capilar (escoando de uma rede de capilares. A cor é vermelha, normalmente menos viva que o sangue arterial e o fluxo é lento). 


Normalmente, hemorragias são identificadas por sintomas simples como Palidez (especialmente em mucosas como lábios, gengiva e unhas), Pulso acelerado (inicio do processo de choque), Respiração acelerada e ansiedade. Em casos mais graves, a vitima pode perder a consciência e desmaiar.

Como prevenir?
Uso de equipamentos de proteção e segurança podem evitar traumas e contato direto com materiais cortantes ou perfurantes. Por isso não deixe ferramentas ou objetos soltos dentro do jipe, pois com o “saculejo” das trilhas eles podem se deslocar e atingir você ou seus companheiros, causando ferimentos. Ao manusear o cabo do guincho, use sempre luvas adequadas e nunca fique por perto durante o uso. Nunca ande com facões sem suas bainhas, pois em caso de um escorregão, ele pode atingir você. Use o cinto sempre! Em caso de saculejo ou acidente, você não será arremeçado contra o painel, gaiola, ou qualquer outra parte do jipe.

O que fazer em caso de hemorragia ?

Compressão direta:
É feita uma pressão direta sobre a ferida, usando um pano limpo ou curativo. Mantenha até que ocorra a coagulação.
A interrupção precoce dessa manobra pode remover o coágulo semi-formado reiniciando o sangramento. 


Elevação do membro:
Consiste em elevar o membro afetado acima do nível do tórax, normalmente usado em combinação com a compressão direta para controlar a hemorragia de uma extremidade.


Compressão indireta (pontos de pressão):
É feita usando uma pressão da mão do socorrista para comprimir uma artéria, distante do ferimento.


Torniquete:
Deve ser aplicado apenas em ultimo caso, como em uma amputação traumática do braço ou da perna com sangramento abundante e que não tenha respondido às técnicas anteriores. O Garroteamento causado pelo torniquete pode estancar a hemorragia abundante, mas tambem provocará falta de oxigenio aos tecidos, causando ainda mais danos. Se o torniquete for mesmo a unica opção, o transporte a unidade de saúde deve ser imediato e o tempo de torniquete deve ser anotado.


Nos casos de sangramento do nariz, sentar a vítima com a cabeça para frente para evitar que a mesma engula sangue, evitando náuseas e vômito e pressionar as narinas com o seu dedo indicador e o polegar em forma de pinça durante 10 minutos orientando a vítima para respirar pela boca. Após cessar o sangramento, orientar a vítima para não assoar o nariz, evitar esforços e também evitar exposição ao calor. Caso o sangramento persista, repetir a ação por mais duas vezes. Se nenhuma das manobras resolver, remova a vítima imediatamente para o hospital mais próximo.

Nos casos de sangramentos da boca
Utilizar técnica de compressão direta para sangramentos nos lábios. Caso o sangramento seja nos dentes o socorrista deverá visualizar o local do sangramento, preparar uma gaze, um chumaço de algodão ou pano limpo para colocar no local exato do sangramento e pedir à vítima para morder durante 10 minutos.

As técnicas de compressão devem ser usadas com cautela quando a causa do sangramento for um ferimento causado por trauma direto, como bater a cabeça no painel do jipe ou gaiola, por exemplo. Se houver algum tipo de fratura ou fragmento no local, a compressão pode piorar a lesão. Nesses casos, a técnica dos pontos de pressão e de elevação do membro é mais indicada.



Um sangramento pode gerar graves conseqüências para a vitima e pode estar acompanhado de varias lesões, o que pode aumentar bastante a gravidade do acidentado. Mesmo que se consiga identificar e estancar o sangramento, encaminhar a vitima a um centro médico é de extrema importância.

Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.

Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!


Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) – Safety Management
Coordenador da Equipe de Segurança PSOR / FDA / UNRoC
Consultor em Segurança Out Door


Nenhum comentário:

Postar um comentário