segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Planeta Off Road - Ihh.. engasguei!!

De repente deu uma fome .. ai paramos pra fazer um churrasco no meio da trilha, ou então nos seguramos com um lanche ou aquele amendoinzinho miserável que insiste em descer pelo lugar errado! Independente do que seja, alguns pequenos cuidados podem evitar um engasgo no meio do mato!

Ihh, engasguei!

Muito comum nas trilhas e passeios, aquela parada pra um lanche, churrasco ou almoço regado a muita conversa e risadas! Momento perfeito para confraternização e melhor ainda pra dar uma engasgada feia!!
Acidentes com engasgos não são tão comuns como traumas, queimaduras ou picadas de inseto, mas podem ter conseguencias graves no caso de não se saber o que fazer e como fazer.
A característica principal do engasgo é a obstrução da via aérea por objeto estranho causando dificuldade ou interrupção da respiração.
Normalmente a vitima do engasgo fica agitada e leva as mãos ao pescoço, tentando demonstrar o engasgo aos que estão em volta. Vale lembrar que se o ar não entra, ele também não sai, o que faz com que sons de um grito de ajuda, por exemplo, não seja possível tornando um pouco mais difícil determinar e identificar o engasgo, que precisa ser corrigido rapidamente, já que um engasgo grave pode levar a morte por parada respiratória. 


Como prevenir?

- Evite ingerir alimentos pequenos e leves durante o transito como amendoins, salgadinhos, pipocas, etc. Evitar que crianças façam o mesmo é um bom meio de evitar engasgos.
- Evite se alimentar com o veiculo em movimento. Os solavancos das trilhas podem causar um engasgo.
- Evite falar de boca cheia e evite conversar enquanto está ingerindo alimentos ou bebidas, especialmente as gasosas. A empolgação da conversa pode gerar um engasgo.
- Alimente-se com calma.
- Jamais coloque objetos pequenos na boca como chaves, porcas, parafusos, sementes e nem permita que as crianças o façam.

O que fazer em caso de Engasgo ?

Enlaçar a vítima com os braços em volta do abdome. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago”, e a outra, comprime a primeira, empurrando para dentro e para cima de forma rápida e vigorosa. Em adultos deve-se posicionar-se atrás da vítima, se ela ainda está consciente. Em crianças é necessário posicionar-se atrás da vítima, de joelhos. Efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima, até a vítima eliminar o corpo estranho.



Essa é a Manobra de Heimlich, utilizada para desobstruir a passagem do ar pelas vias aéreas, em casos de engasgos ocasionados por corpos estranhos.
No bebê consciente engasgado, devemos posicionar o bebê de bruços em seu braço, com a cabeça na mão e efetuar 5 compressões entre as escápulas. Pode-se tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo delicadamente. Em caso negativo, repetir a manobra até a chegada no hospital.
Se o bebê já estiver inconsciente, deitar o bebê de costas em seu braço e tentar liberar as vias aéreas. Se não respira, efetuar 2 respirações de emergência (colocar a boca aberta sobre a boca e o nariz do bebê e soprar, observando a expansão do tórax), se não visualizar movimentos, repetir a liberação das vias aéreas e as 2 respirações (as imagens podem ajudar a visualizar essas manobras) 



O que NUNCA fazer!

- Nunca coloque a mão ou dedos dentro da boca de um adulto.

- Mesmo que o engasgo seja solucionado no local, pode acontecer de parte do objeto entrar pela via aérea e se alojar nos pulmões (especialmente em crianças). Por isso, nunca negligencie um engasgo e leve a vitima até um posto de atendimento medico para exames.


Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.
Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!

Assine a Revista clicando AQUI
www.planetaoffroad.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário