quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Planeta Off Road - Putz.. Não tô legal !!!

Quem já não voltou de uma trilha e teve uma “noite de rei” ? Ai, vem aquela desculpa: “foi a azeitona da empada que não me caiu bem”. Independente de qual tenha sido a azeitona que causou o problema, Intoxicações podem acontecer de diversas maneiras, e é relativamente fácil de evita-las. Basta tomar alguns cuidados simples.
 
Putz.. Não tô legal !!!
 
Não é incomum uma parada pra um lanche no meio da trilha. Nem o contato com plantas e animais, e menos ainda com aquela fumaça de escape, na hora de dar uma força pro colega atolado, ou mesmo vibrando com o obstáculo. Inalar fumaça, comer algo que não cai bem ou ter contato com algum agente intoxicante pode acontecer com facilidade, e ai é preciso saber o que fazer em caso de intoxicação.

A intoxicação pode acontecer de diversas formas. As mais comuns são por Ingestão, por aspiração, e por introdução ou contato do organismo de substâncias tóxicas de natureza diversa. As intoxicações  podem resultar em um mal estar, doença grave ou até morte se a vítima não for socorrida em tempo.

As substâncias mais comuns nas intoxicações são os entorpecentes e medicamentos em geral como Alcool ou drogas (licitas ou não); Produtos químicos (como combustíveis, fluidos armazenados no jipe ou líquidos corrosivos como acido da bateria); Alimentos deteriorados (sabe aquele sanduba de maionese caseira que vc fez ontem e deixou no calor do jipe antes da trilha?); Venenos inoculados (por animais peçonhentos ou insetos, por exemplo) e Gases tóxicos.

Como identificar?
Envenenamento por ingestão: Odores incomuns na boca, na respiração, no corpo e/ou nas roupas; Queixa de dor ao engolir e/ou de dor abdominal; Náuseas, vômito, diarreia e, em casos mais sérios, alterações no nível de consciência.
Envenenamento por contato: Manchas na pele / Coceira, Irritação nos olhos, Dor de cabeça e temperatura da pele aumentada.
Envenenamento por inalação: Respiração rápida, Tosse e Olhos irritados.
Como prevenir?
Evitar aquele sanduba de maionese e acondicionar alimentos com a devida refrigeração pode ajudar a evitar intoxicação alimentar. Cuidados com os alérgicos e evitar bebidas que estragam fácil como leites e iogurtes também. Por falar em bebidas, cuidados especiais a agua encontrada em cachoeiras e riachos perto das trilhas.


Aos que fazem uso de medicamentos, conversem com seu medico antes de se aventurar. Algumas medicações podem ficar ineficazes em um cara sedentário que resolve ser o “atleta do dia”.


Evite contato com plantas e animais. Cuidados especiais aos peçonhentos e com os insetos como abelhas, vespas, marimbondos, etc.
Evite ficar na direção do vendo ou logo atrás do jipe, na direção em que os gases do escape estão. A intoxicação por monóxido de carbono é lenta e silenciosa, mas de extrema gravidade.


Tome cuidado ao manipular líquidos como combustíveis, fluidos e óleos, e não deixe esses recipientes ao alcance de crianças e ou animais ou em locais onde o calor ou choques físicos possam romper suas embalagens e vazar, ou evaporar dentro do jipe.


O que fazer em caso de intoxicação ?
-          Precaver-se nos cuidados com a segurança de quem vai prestar o socorro, evitando que este entre em contato com o produto intoxicante, e remover a vítima para local arejado, afrouxando as vestes e, caso estejam contaminadas, retirando-as sem deixar que o contaminante se espalhe, e transportar a vítima de lado, a fim de evitar aspiração de vômito, se ocorrer.
-          Nos casos de intoxicação por contato (pele): Lavar abundantemente o local afetado com água corrente. Se os olhos forem afetados: lavar com água corrente durante 15 minutos e cobri-los, sem pressão, com pano limpo ou gaze; e encaminhar ao serviço médico.
-          Nos casos de intoxicação por inalação: remover a vítima para local arejado e encaminhar ao serviço médico.
-          Nos casos de intoxicação por ingestão: não provocar vômito, não oferecer água, leite ou qualquer outro líquido. Encaminhar, com urgência, para serviço médico.
O que NUNCA fazer!
Nunca deixe a vitima sozinha.
Não provoque vomito. Lembre-se que o que entrou queimando, lesando ou machucando, vai sair da mesma forma.
Não negligenciar o mal estar, em especial se ele perdurar.

Evitar acidentes é dever de todos, mas como nem sempre é possível, caso aconteça com você ou seus amigos, é sempre bom estar preparado e saber o que fazer.
Lembre-se sempre: Segurança em primeiro lugar !!


Dr. Felipe Marx (Ft./Sc.) – Safety Management
Coordenador da Equipe de Segurança PSOR / FDA / UNRoC



Nenhum comentário:

Postar um comentário